Perfil de Policial

A PMES TAMBÉM TEM GENERAL

A definição dos postos e graduações que a PMES possui não esgota as possibilidades das criativas homenagens. Nesse sentido, em tom de respeitosa brincadeira, um policial militar que será promovido a Cabo nos próximos dias conseguiu consagrar-se como General antes de ser Cabo. Sim, Cabo Franco, do 6° BPM da PMES.

Dono de vasta ficha de serviços prestados à sociedade capixaba, Cabo Franco é admirado por subordinados e respeitado por superiores. Seu apreço pela disciplina e pela hierquia faz dele uma referência de conduta profissional. Mas não é só isso.

Quem trabalhou ou trabalha com o general dá claros testemunhos de sua honestidade e de seu rigor profissional. Trabalhou no GAO do 6° BPM com alguns dos melhores policiais da PMES. Aprendeu muito. E aplicou também.

Referência ética e profissional na PMES, o Subtenente Braga não poupou elogios quando consultado sobre o general Franco. Nas palavras de Braga:

“Posso falar com muita propriedade do Policial Militar Franco, pois com ele tive o privilégio de trabalhar na mesma Barca (viatura do GAO) por longo tempo. Franco é investido de grande sabedoria, eficiente, cercado de uma técnica apurada, resultado de muito treinamento. Recordo-me de um prisão feita por nossa equipe, uma das mais marcantes em minha vida profissional. Entramos em um esconderijo de uma gangue. Em conduta de Patrulha, Franco trazia consigo a arma longa para segurança da equipe. Ganhamos o local com um silêncio espetacular, os bandidos foram surpreendidos. Um deles, dos mais procurados, conhecido por “BP”, tinha em seu desfavor três mandados de prisão por homicídio. Na ocorrência, prendemos os criminosos, além de armas e drogas. O Franco foi fundamental na ação. Demonstrando toda sua coragem e dedicação. Louvo a Deus pela oportunidade de um grande Militar em nosso meio”.

Quem conhece o Subtenente Braga sabe que ele tem propriedade para elogiar um militar. Outro policial muito respeitado no 6° BPM, Cabo William, também fez questão de registrar sua avaliação sobre o policial e amigo Franco. Inclusive, William é o responsável pela alcunha de General atribuída ao Cabo Franco.

Nas palavras de William:

“Jean Franco, na minha opinião, é um dos policiais mais dedicados, sérios e comprometidos com que já trabalhei. Seu rigor, sua garra, sua disciplina o tornaram conhecido como General, tanto na polícia quanto entre os criminosos, que o temem. Trabalhar ao lado deste policial para mim significa segurança, garra e comprometimento. Parabéns, General Franco.”

Considerado uma lenda viva na história do 6° BPM e também da PMES, Sargento Carlamão demonstra indiscutível admiração pelo Cabo Franco:

“Presenciei a chegada dele no 6°BPM, já chegou com muita dedicação ao serviço mostrando o grande profissional que seria. E assim está sendo. É um militar que o mais antigo tem prazer e orgulho de trabalhar ao seu lado. Resumindo eu o admiro muito como profissional e como pessoa”.

Por fim, existem pessoas que contam história e se auto elogiam profissionalmente. Entretanto, existem pessoas sobre as quais os outros dão testemunho. Franco pertence ao segundo grupo. Qualquer missão policial que lhe for passada ele vai cumprir com disciplina, rigor técnico e honestidade. Mas os que o conhecem do serviço operacional sabem que, na rua, onde a realidade policial é diferente do sonho, poucos cumprem tão bem essa missão quanto o Cabo Franco. 

Leave a Reply