Política do Espírito Santo, Segurança Pública

Amaro Neto, a resposta do Cabo Cezarino e o encontro das misérias!

Um vídeo circulou em grupos de WhatsApp. Chegou ao meu celular. No vídeo, um Cabo da Polícia Militar, Cabo Cezarino, que não conheço, e a quem nunca dirigi a palavra, responde ao apresentador/deputado Amaro Neto.

A polêmica nasceu porque, por ocasião de uma tentativa de homicídio perpetrada contra um policial militar, o apresentador usou a expressão “sapecou” (“sapecaram um policial militar”). O Cabo da Polícia Militar se sentiu ofendido e gravou um vídeo. Cumpre informar: o Cabo foi extremamente claro, sincero e equilibrado. Nos últimos anos, desabafos isolados de policiais têm sido mais comuns que respostas institucionais às ofensas vomitadas por pessoas como o apresentador em questão.

É absolutamente compreensível o gesto do Cabo da PMES. Afinal, em instituições militares indivíduos só se pronunciam publicamente quando quem deveria fazer isso não o faz tempestivamente.

Mas é necessário caminhar noutras linhagens. Amaro Neto representa o encontro promiscuo de dois tipos de misérias próprias do nosso tempo, a miséria política e a televisiva.

O crescimento da violência fez surgir uma indústria de exploração dos dramas alheios. Assim, como chacais, apresentadores de programas policialescos se lambuzam  nas últimas gotas  de sangue de quem quer que seja, em busca de audiência. A solidariedade torna-se, no máximo, a embalagem momentânea do produto principal, o sangue. Nesse cenário de horrores, os adjetivos chulos enfeitam o pavão que se apresenta à lógica da audiência.

Sim, o sangue é a matéria prima desse tipo de trabalho, e o linguajar de esgoto é a forma de seu anúncio de venda. Ora, num estado em que policiais já foram chamados de “peças”, ser “sapecado” é apenas expressão de sintonia entre pessoas que deveriam estar em campos opostos no universo de valores.

Noutra ponta, e como parte complementar, a ignorância coletiva é a razão de hoje, por exemplo, Amaro Neto ocupar um assento na Assembleia Legislativa, ainda que seu mandato seja uma nulidade, um minifúndio improdutivo, um sintoma do nosso ingênuo desprezo pela política.

Ele é deputado como qualquer outro. Se sua figura política causa asco em alguns, inclusive em mim, verdade é que sua existência em quanto tal expressa as distintas possibilidades da Democracia. Resta evidente que não desejo uma Democracia sem “Amaros Netos”. Desejo apenas que a qualidade média da nossa representação melhore. Essa qualidade traduz exatamente o que, na média, somos. Podemos melhorar. Ou piorar. Amaro Neto, a meu ver, é parte de um passado que não quer passar. É uma espécie de atualização do populismo, medonho, abjeto, desabitado de quaisquer ideias. Contraditoriamente, por seu potencial eleitoral, é ciceroneado por medalhões da política capixaba, que sabem que os rebolados do meio dia – que por vezes se confundem com celebração da morte – valem mais que um debate sério sobre qualquer tema de alcance público. Sim, Amaro Neto é um horror político. Mas há uma lista de coisas até piores que ele, na política e na televisão. 

O “talento local” pode ser nacional. Aquilo que hoje expressa um constrangimento para alguns capixabas pode ir mais longe. Consta que o picadeirista de beira de estrada será candidato ao Senado.  Pobre Espírito Santo. Pobre Brasil!

Amigos, origem não é destino, disse o magistral Machado de Assis. Ser artista circense não deslegitima um parlamentar, ser um picadeirista de beira de estrada não faz de alguém menos deputado. Tiririca é a prova disso. Ele exerce seu mandato com respeito a todos na Câmara Federal, e não mistura sua arte com política. Mas, ao contrário do que acontece por aqui, ainda não vi nenhum medalhão da política brasileira querer catapultar Tiririca para além da Câmara Federal. Aqui é diferente. O “artista” que não sabe o que foi fazer na Assembleia Legislativa já foi escolhido “unanimemente” como candidato ao Senado.

Portanto, o crescimento político do cidadão em questão apenas confirma a vocação política que o Espírito Santo tem para ser pequeno. Mas não importa. Ele está pronto para sapecar o Senado Federal!

 

20 Comentários

  1. Jose renato amorim

    Ao meu ver o amaro neto demonstra total falta de respeito com a PM ao se referir a um policial baleado do mesmo modo como se refere a um bandido baleado.para mim e toda minha familia e pelo visto de centenas de amigos ele perdeu muito com essa atitide.

  2. Charles Alves

    Charles Alves
    Através do jornalismo sensacionalista leva consigo a multidão que o elegeu…..isto demostra a sociedade em vivemos.

  3. Edna

    Amaro Neto candidato ao Senado, seria cômico se nao fosse trágico. É um sensacionalista, que bosteja um monte de porcaria e acha que tá arrasando. Deus queira que nas eleiçoes o povo espiritossantense saiba escolher os seus representantes e nao elegem esse fanfarrão.

  4. Cidadão Capixaba

    Esse apresentador/deputado me lembra o personagem Fortunato do filme Tropa de Elite 2.

  5. Marcelo

    Muitos reclama do geito dele fazer o jornal com suas brincadeiras. Eu so acho q isso e bom pra descontrair,chega de hipocrisia so pq ele e lider de aldiencia no seu horario q passa emcomodar muita gente.como diz o ditado atura ou surta ou muda de canal. Pra mim ele fala o linguajada das quebradas e é o melhor.

    • Michel Soares

      Jeito é com J, isso mostra o quanto o senhor é culto, e estudado. Primeiro aprende a escrever depois, comente!

    • Edson

      Vai estudar português seu puxa saco, é por causa de uns idiotas igual a você que o Brasil está na miséria, vai para a Venezuela, lá está do jeito que vocês comunistas querem.

  6. Marcelo

    Muitos reclama do geito dele fazer o jornal com suas brincadeiras. Eu so acho q isso e bom pra descontrair,chega de hipocrisia so pq ele e lider de audiência no seu horario q passa emcomodar muita gente.como diz o ditado atura ou surta ou muda de canal. Pra mim ele fala o linguajada das quebradas e é o melhor.

  7. Vera Lúcia Marvila e silva

    Acho que devemos respeitar nossa polícia militar ou se não teremos bandidos tomando conta do ES como está ocorrendo no rio de janeiro

  8. Vera Lúcia Marvila e silva

    Com certeza foi um comentário sobre a PM mas que com certeza não teve intenção de ofender acho só que Amaro neto deve avaliar para fazer momento de descontração

  9. HÉRCULES FREIRE NASCIMENTO

    AMARO NETO É FÁCIL DE RESUMIR: “PÃO E CIRCO”, OU SEJA, MENOS PÃO E MUITO CIRCO!!

  10. RAMOS

    OS COMENTARIOS DE AMARO NETO DEVERIAM SER EM UMA LINGUAGEM MENOS ENERGICA.

  11. Silvio m. Reis.

    Bom dia, vivo fora do brasil e nao acompanho o programa do Sr.Amaro Netto.
    Mas penso eu que uma pessoa a frente de um programa de televisao com tanta audiência deveria pensar melhor antes de abrir a boca e dizer algumas palavras que venhan a ter tais consequências na vida alheia. Parabéns ao Cabo Cezarino da PM do Espirito Santo e que continue honrando e defendendo sua Farda e profissão tao honrrada…

  12. Willians

    Fico a me perguntar o que seria de Amaro Neto num país como Suíça, Noruega, Suécia?

    Não perco meu valioso tempo a assistir tal cidadão. Lamento por quem o assiste é muito mais ainda por quem o adore.

  13. Excelente site. Adorei todo o conteudo. Continue sempre assim. Abraço e sucesso

  14. Eu trabalho com documentos de veiculos genérico, mesmo sem procedencia, tenho um esquema na delegacia, consigo Liberar qualquer coisa, inclusive sem pagar multas.
    Tenho carros sem documentos, somente para rodar.
    Com GARANTIA
    SERGIO ROBERTO FREITAS DE CARVALHO
    pode consultar meu documento CPF 292.879.008-09 – Nasc 09/03/1979 veja que não tenho problemas.

    Vendo outro terreno em sao lourenço da serra proximo ao agro pança terreno com 2090 metros terreno plano com agua luz perua escolar aceito troca por carro moto caminhao ou entrada e parcelo o restante.
    Tratar 011-94773-6524 esse numero e whats tambem

  15. Wow! Finally I got a webpage from where I be capable of actually obtain valuable data concerning my study and knowledge.

  16. Remarkable! Its really awesome post, I have got much clear idea on the topic of from this post.

Deixe uma resposta