Perfil de Policial

Capitão Bragança, a leveza do tempo e um pouco de imortalidade!

A vida é muito mais que uma sucessão de infinitos momentos. Nesse caminhar chamado vida, vamos construindo sonhos, vamos realizando e redesenhando projetos. Sim, a vida é feita de etapas. Por onde passamos fica algo de nós e de lá levamos algo dos outros. É por isso que o poeta Drummond fala que “de tudo fica um pouco”. Não vamos discordar do maravilhoso poeta mineiro. Mas ao se despedir hoje da PMES, do capitão Bragança não será “um pouco” que vai ficar. Vai ficar muito!

Basta um correr de olhos pela sua trajetória para sabermos que o policial em questão merece mais que esta singela homenagem. Trata-se de uma história digna de todos os elogios. Vejamos:

Carlos Alberto da Silva Bragança ingressou na PMES em 1988 como soldado. Em 1989 tornou-se Cabo por merecimento intelectual.  Pouco tempo depois, em 1991, chegaria à graduação de 3º Sargento também por merecimento intelectual. Como forma de ilustrar a impecabilidade de sua conduta, nesse percurso, recebeu todas as medalhas correspondentes ao seu tempo de serviço, à sua conduta.

Em 19 de Maio de 2005, o ilustre homenageado chegava à graduação de Subtenente. Já no dia 15 de setembro de 2011 tornava-se 2º Tenente, por merecimento. Também por merecimento conquista o posto de 1º tenente em 24 de Maio de 2012. Assim sendo, no dia 05 de maio de 2013 conquista o posto de capitão da PMES.

Sim, eis um resumo objetivo da trajetória profissional cuja grandeza se explica ainda pela passagem por várias unidades da PMES. Carlos Alberto Bragança passou pela ROTAM, pela Diretoria de Inteligência, pelo 6º BPM, pelo 1º BPM e pela Ajudancia Geral. Não são apenas os lugares pelos quais passou que fazem do Capitão Bragança um policial à altura deste momento. São, fundamentalmente, os testemunhos de quem o conhece.  

Nas palavras do Major Martinelli, trata-se “de um Oficial acima da média, que não mede esforços para auxiliar a todos nas dificuldades do dia a dia. Sempre prestativo e solícito, não se furta a orientar seus comandados e superiores para o fim básico da instituição, qual seja, uma prestação de serviço à comunidade, com qualidade e presteza. Esse é um momento de grande alegria pela passagem à inatividade, de um parceiro e grande amigo”.

Major Martinelli encerra com uma declaração que expressa o sentimento de muitos que conhecem o Capitão Bragança, ao dizer:

“Por essas e muitas outras qualidades dizemos que o Cap. Bragança fará falta aos quadros institucionais”.

Por outro lado, seus auxiliares mais próximos manifestam-se coletivamente em elogios, risos e ensaios de lágrimas, no momento de despedida. Entre os auxiliares mais próximos há um grupo chamado carinhosamente “Braguinetes”, que assim se manifestou:

“Trata-se de um ser ímpar, justo e altamente profissional. Nunca se esquece do ser humano em sua totalidade. Está sempre disposto a ouvir e ajudar os que o procuram. Com o capitão Bragança, sempre conhecemos o profissional, o chefe. Mas esse chefe nunca negou o sorriso amigo, a palavra bem direcionada. Sim, trata-se de um homem que às vezes fica bravo quando seu time perde, que exercita a respeitosa reflexão política. Mas, como menino, rir e retoma as tarefas diárias, com denodo, dedicação e o zelo próprio dos inesquecíveis”.

Depois de 30 anos servindo à sociedade capixaba por meio da PMES, Carlos Alberto Bragança sabe que mais importante que relacionar as unidades pelas quais passou é poder retornar a essas unidades com a certeza de que será recebido de portas abertas, que seus superiores e subordinados conhecem sua honradez, sua lealdade à tropa e à missão que abraçou em 1988.

Portanto, o homem é aquilo a que se presta. O homem é aquilo que faz da sua da própria vida. E quando o homem faz da própria vida uma missão, ele se torna um pouquinho imortal na memória de quem o conhece. Poucos homens conseguem isso. E o Capitão Bragança está entre esses poucos.

Parabéns, Capitão!

 

 

 

15 Comentários

  1. Pastor Ratinho Ex-157

    Já apanhei muito desse cara, saudades! Era o terror da ROTAM , saudades!

  2. Antônio Carlos Vieira

    Conheço a pouco, nas pude perceber o quanto é o caráter de vil pessoa. Parabéns comando, que Deus possa te iluminar no restaurante da caminhada. É merecida a singela homenagem.

    • Antônio Carlos Vieira

      Percebi agora o grande erro, deixar o corretor completar os textos que digitamos pode ocorrer nisso.
      O texto correto é “Conheci a pouco tempo, mas pude perceber o quanto se ouve falar do caráter dessa pessoa…”

  3. Marlúcia da Rosa Gomes

    Parabéns Chefia de grande índole profissional e como não prestigiá -lo…Não pude transmitir meu singelo abraço de muito obrigado por tantas vezes auxiliada quando precisei.Meu muito Obrigado e votos de grande realizações em sua nova jornada.Deus te abençoe imensamente .Um forte abraço de um até breve agente se esbarra por ai Chefia.Paz e Luz.

  4. jeane sobrinho

    Parabéns!! Merece todo o reconhecimento! Profissional valoroso, e chegar ao final de carreira, com o mesmo brilho, e respeito por seus pares, superiores, e subordinados, como desde o início de carreira é honroso!
    Deus o abençoe, e continue a guiar seus passos..
    Ao Sgt Maurício, parabéns pela matéria.

  5. Woah! I’m really digging the template/theme of this site.

    It’s simple, yet effective. A lot of times it’s very hard
    to get that “perfect balance” between superb usability and appearance.
    I must say you have done a very good job with this. Additionally, the blog loads very fast for me on Chrome.
    Excellent Blog!

  6. What’s up to every one, it’s really a pleasant for me to go
    to see this website, it contains priceless Information.

  7. Please let me know if you’re looking for a article author for your weblog.
    You have some really great posts and I believe I would be a good asset.
    If you ever want to take some of the load off, I’d love to write some content for your blog in exchange
    for a link back to mine. Please send me an e-mail if interested.
    Cheers!

  8. I love looking through a post that can make men and women think.
    Also, thanks for allowing me to comment!

  9. What’s up every one, here every one is sharing these familiarity, therefore it’s fastidious to read this web site, and I used
    to pay a quick visit this weblog everyday.

  10. great post, very informative. I wonder why the other experts of this sector don’t realize this.
    You must continue your writing. I am confident, you’ve a huge
    readers’ base already!

  11. I have been browsing on-line more than three hours today, yet
    I never discovered any fascinating article like yours. It is pretty worth sufficient for
    me. Personally, if all webmasters and bloggers made excellent content as you did, the net might be much more useful
    than ever before.

  12. You can definitely see your enthusiasm in the article you write.
    The sector hopes for more passionate writers like you who aren’t afraid to say how they believe.
    At all times go after your heart.

  13. Terrific post but I was wanting to know if you could write a litte more on this
    topic? I’d be very grateful if you could elaborate
    a little bit more. Cheers!

  14. World Cup-winning manager Luiz Felipe Scolari has denied reports in his native Brazil that he will retire from coaching at the end of the current Chinese Super League season. Luiz Felipe Scolari denies he will retire from coaching at the end of the season as Guangzhou Evergrande boss labels false reports as ‘fake news’ 

Deixe uma resposta