Política do Espírito Santo

Casagrande e a interpretação das almas!

Casagrande, que não é nenhuma Brastemp, será eleito governador do Espírito Santo no primeiro turno. É o que indica a pesquisa divulgada nesse domingo no ex-Jornal A GAZETA, que aponta Casagrande chegando aos 60% da preferência, enquanto aquela que deveria ser sua principal opositora patina em 11% . Há pouca margem para alguma mudança substantiva na corrida. Existe chance de Carlos Manato, com 6%, ultrapassar Rose de Freitas, cuja candidatura se revela um fracasso sob qualquer aspecto que se queira considerar. No que tange à disputa, o resto dos candidatos não passa mesmo de resto.

Ninguém sabe o que a senadora pensa sobre nada. Por outro lado, Manato tenta colar sua imagem à de Bolsonaro. Sim, vou escrever em breve sobre o meu Homo Sapiens preferido, o Bolsonaro.  

Manato, independente de seu oportunismo rastaquera, é um político de coragem. Isso não é pouca coisa na era da covardia. Com uma eleição a deputado federal garantida, Manato foi a uma guerra de vitória improvável. Pode ser um interlocutor de Bolsonaro junto ao baixo clero da Câmara, caso o Homo Sapiens seja eleito presidente.  Isso se desenha a cada dia com maior clareza. Ou seja, Manato pode perder ganhando. E PH? Vai perder; perdendo.

Do outro lado, Casagrande segue a caminho de uma vitória para a qual se somam tanto seus acertos quanto os erros de Paulo Hartung.

Hartung finge que sua decisão de não disputar o quarto mandato havia sido tomada no passado. Engodo. Mas é possível mesmo que sua carreira política esteja a caminho do fim.  A arrogância lhe custou caro. Seus interlocutores em matéria de leitura antropológica da alma da PMES ajudaram a fechar o caixão do cadáver.

Só uma leitura feita com o fígado seria capaz de revelar que Hartung é um mau administrador. Ele conduz bem as coisas do estado. Entretanto, o gigante de Guaçuí brincou com o poder das corporações. Foi suicídio. Depois, cercou-se de carrascos, quando as circunstâncias indicavam o oposto. Mudou a lei de promoções da PMES, subvertendo antiguidade e alguma dose de meritocracia em favor de subjetividades palacianas. Foi o fechamento do caixão. Uma hipótese conspiratória indicaria que Casagrande tinha aliados entre os supostos aliados de Hartung. Não é isso. Os interlocutores de Hartung que são muito ruins mesmo!

O dado concreto é que o ambiente conferiu a Casagrande uma rápida capacidade de leitura das insatisfações entre a esmagadora maioria dos policiais militares. Assim, rapidamente, aquele que não é nenhuma Brastemp constatou que “voltar com ROTAM e BME” significa conferir sentido à vida de quem fez da imersão no coletivo institucional a razão do ethos da individualidade profissional.

A mesma leitura Casagrande fez em relação à mudança atabalhoada na lei de promoções na PMES. Mais ponto para Casagrande, que muito objetivamente constatou que a Polícia não pertence ao ocupante do Palácio, mas à sociedade capixaba!

No conjunto da obra, os interlocutores de Casagrande dentro da instituição que foi epicentro da tragédia política do gigante de Guaçuí revelaram-se muito mais competentes que os sabujos que se prostraram diante de Hartung.

Isso explica que Casagrande chegará ao Palácio com grandes possibilidades de restabelecer os laços (quebrados) entre a principal instituição de segurança pública do Espírito Santo e o governo. Casagrande não pode errar. Aliás, ele tem tudo para não errar. Repactuar as relações, banindo da interlocução os indignos de confiança será o primeiro passo. A faca já existe. O queijo também. Resta saber se Casagrande aprendeu com o passado. Caso contrário, o futuro não o absolverá!   

 

 

5 Comentários

  1. Thank you for every other informative site. The place else may
    I get that kind of information written in such a perfect
    method? I’ve a challenge that I’m just now running on, and I have been at the
    look out for such information.

  2. My brother suggested I would possibly like this blog.

    He was once entirely right. This publish truly made my day.
    You cann’t imagine just how much time I had spent for this info!
    Thanks!

  3. Hello there, I do believe your website could be having internet browser compatibility issues.
    When I take a look at your website in Safari, it looks fine however
    when opening in IE, it’s got some overlapping issues. I merely wanted
    to give you a quick heads up! Aside from that, wonderful website!

  4. If some one desires expert view regarding blogging and site-building afterward i
    propose him/her to go to see this blog, Keep up the good work.

  5. Fine way of describing, and good post to take
    information regarding my presentation subject, which i am going to deliver
    in institution of higher education.

Deixe uma resposta