Política

Dilma Rousseff, Orlando Silva e a Literatura Ruim!

Na última sexta-feira, 21, a Presidente Dilma Rousseff recebeu em encontro reservado o ainda ministro do Esporte Orlando Silva. Após o encontro, testemunhamos um grande esforço do quase ex-ministro em fazer parecer que continua gozando da confiança política da presidente para permanecer à frente da pasta.

Dilma, por sua vez, faz um enorme esforço em tentar parecer que Orlando Silva é apenas vítima. Então podemos combinar. Dilma finge que acredita em Orlando Silva, ele, por sua vez, finge que ela acreditou nele. E nós? Nós fingimos que acreditamos nos dois.

Para Orlando Silva é insuficiente vender-se como vítima desse policial militar, que não apresenta diferenças em relação aos milicianos dos morros cariocas. Esse pseudo-policial de Brasília não tem nada a ver com alguém que milita no que chamo de “onguismo de estado”´. É um miliciano inaugurando um outro terreno de atuação no planalto central. Milícia não é monopólio do Rio de Janeiro. Milícia é milícia em qualquer lugar.

Por enquanto, o PM está sendo tratado como arauto moral em busca de cinco minutos de fama. Os milicianos e os militantes do “onguismo de estado” nos fazem mal. A seus respectivos modos, contribuem com o atraso brasileiro.

Orlando Silva parece que se desentendeu com o ex-companheiro.  Talvez nem seja o caso. Mas sempre que dois corruptos brigam a sociedade sai ganhando. A história é cheia de bons exemplos.

Misérias políticas e naturais podem produzir literatura boa ou ruim. A miséria política da Russia inspirou muito Fiódor Dostoiévski. A miséria política do sertão nordestino, aquecida pelo clima, inspirou o gigante Graciliano Ramos.

Mas a miséria política de nossos dias não causa inspiração literária em ninguém. Quem tentar produzir literatura olhando o Brasil de hoje correrá o risco de produzir literatura ruim. Olhar o Brasil político de hoje poderá, no maxímo, produzir um filme que ninguém quer ver. Nem que seja O Filho do Brasil!

 

Por Maurício Reis de Sousa

2 Comentários

  1. Superb site you have here but I was wanting to know if you knew of
    any discussion boards that cover the same topics
    discussed here? I’d really like to be a part of group where I can get feed-back from other experienced people that share the same interest.
    If you have any recommendations, please let me
    know. Cheers!

  2. I want to to thank you for this great read!! I absolutely enjoyed every little bit of it.
    I have got you book-marked to look at new things
    you post…

Deixe uma resposta