Segurança Pública

Força, Foresti!

Nunca dirigi a palavra pessoalmente ao Tenente-coronel Foresti. Não conheço suas ideias sobre organização do Estado nem sobre os dilemas da segurança pública. Sequer conheço suas opiniões sobre a própria PMES. Ainda que conhecesse e as reprovasse, isso não viria ao caso. Nunca me tomei como régua para medir nada nem ninguém. Sei pouco sobre ele. Mas posso dizer que seu drama me toca. Isso se dá como provável manifestação da minha própria fé cristã, que me recomenda “chorar com os que choram” e, eventualmente, “rir com os que riem”.

Ora, um menino cuja sobrevivência na infância dependeu de lavar banheiros públicos em Ibiraçu e que chegou a Tenente-coronel da PMES merece meu respeito. É o mínimo. Sua trajetória indica que na vida não buscou o caminho fácil. O atalho é a distância mais longa entre dois pontos, ensina um provérbio chinês. Percebe- se que Carlos Foresti buscou o caminho do esforço individual, da dedicação, do trabalho.

Por essa razão, há um ponto que nos aproxima, porque escolhemos o mesmo caminho profissional. Sim, uma característica das instituições militares é a imersão do individual no coletivo, de modo que o drama que a um acomete pode tocar a todos. A isso chamamos “espírito de corpo”. Isso existe entre médicos, professores, magistrados, etc.

Por que a extinção da ROTAM e do BME deixou tantos policiais irreversivelmente tristes? Simples: porque a imersão dos indivíduos nos coletivos que eles compunham os aproximava de tal forma, que era como se eles não fossem da ROTAM ou do BME, mas as unidades fossem deles. Em unidades que vivem praticamente aquarteladas o “espírito de corpo” tende a ser ainda mais aguçado.

Por isso, ao declarar “vou voltar com BME e ROTAM”, Renato Casagrande confirma sua candidatura ao governo do estado e, ao mesmo tempo, fala ao coração de quem carrega a história daquelas  unidades especializadas na memória.

Dito de outra forma: um ato governamental “cria” formalmente um Batalhão de Polícia, mas não cria uma história, uma memória, não fortalece o ethos da profissão. A recíproca é verdadeira. Ou seja, um ato governamental pode extinguir um Batalhão. Entretanto, não elimina sua história, os laços de pertencimento e solidariedade que uniram seus profissionais ao longo de inúmeras ações policiais. Resta evidente que é como se a ROTAM e o BME ainda existissem. Renato Casagrande captou esse sentimento e confere a ele um sentido político, sinalizando seu renascimento.

Para além de unidades especializadas, existe um sentimento de corpo que entristece membros de instituições quando um drama acomete um daquele coletivo. Sim, sou avesso a corporativismos, porque sempre digo que minha principal instituição é o individuo. No entanto, negar o ponto de intersecção que me aproxima de cada um que veste uma farda da PMES seria desonestidade intelectual.

Por fim, ao ver o Tenente-coronel Carlos Foresti na iminência de ser demitido (excluído) dos quadros da PMES, confesso minha profunda tristeza. A mesma tristeza que senti por ocasião da exclusão da Sargento Michele e vários outros. Não discuto as razões. Não devo. Não posso. Não quero. Desejo-lhe tão somente calma, serenidade, paciência e apego à verdade. Sim, a verdade sempre vence! A longevidade da dor não a faz eterna. Tudo passa!

Força, Foresti!

 

30 Comentários

  1. Sol

    Com certeza a verdade sempre prevalecerá ! força Coronel com Deus venceremos !!

    • José Saloto de Oliveira

      Não acredito que um homem que defendeu o interesse coletivo e se entregou em defesa de sua classe visanbema segurança da coletividade possa sair derrotado. Acredito na justiça.
      Força Coronel Foresti.
      Torço para o senhor. A lei está acima do governador e seu secretário.

  2. vera Heitor

    Fique tranquilo coronel Carlos Foresri Deus não abandona quem faz o bem!!

  3. Almir ribeiro

    Não é fácil ver um grande profissional da segurança pública passando por isto…vou torcer para que o coronel e equipe reverte está situação…e quem sabe nas eleições próximas às coisas se organizem…vamos que vamos

  4. Almir ribeiro

    Força coronel foresti

  5. Gislana Alencar

    Respeitosamente devemos muto aos policiais militares.
    Aplaudo de pé as atitudes louváveis do Coronel Foresti.
    Infelizmente é lamentável o q está acontecendo.
    Mais DEUS sabe!

  6. Paulo roberto goncalves rodrigued

    Vai dar.a volta o mundo e redondo uma hora embaixo outr hora encima deus esta lhe guardando algo especial pra voce pode cre fe e desista lute

  7. Cláudio Domingues Marins

    Grande e o homem que nas adversidades mantém a calma, a serenidade e a humildade, de lutar sem agredir, crescer sem pisar em ninguém, esse é o Tenente-Coronel Foresti. Nenhum mal jamais sobressairá ao bem. Continue assim, digno e sereno que Deus está reservando para ti o lugar certo, estamos aqui na luta para lhe ajudar, mesmo que seja em orações, mas sempre juntos.

  8. Maria de Fátima L. Foresti

    Força parente! Deus sabe de todas as coisas, Deus é fiel.

  9. Ozenita.

    O que esse querido escritor relatou, é algo muito importante. Estou aqui para dizer também: FORÇA,CORONEL FORESTI! DEUS PRIMEIRAMENTE E TODOS NÓS QUE PASSAMOS À CONHERCER O SR. ESTAMOS DO TEU LADO. E a vitória esta decretada em nome de Jesus.

  10. Andreia costa de souza

    CORONEL FORESTI !!
    VENHO EM POUCAS PALAVRAS AQUI….
    OS HUMILDES SERÃO EXALTADOS
    ACALMA SEU CORAÇÃO DEUS VAI TE HONRAR
    TENHA CERTEZA DISSO !!
    O CORONEL TEM TODO MEU RESPEITO !!FORÇA! !
    ABRAÇOS !!

  11. Nilza das mercês gratz pedrini

    Muito importante …esclarecedor tudo que o jornalista Maurício Sousa relatou informando a todos nós o caminho percorrido pelo coronel Foresti até conseguir a patente que hoje carrega estampada em sua farda …mas sim no coração , pelas lutas que enfrentou pra resguardar e proteger a Sociedade Capixaba e nosso Estado.Uma pessoa serena..tranquila aguardando seu julgamento. ACREDITE sairá vitorioso desta batalha…Deus não abandona seus filhos…Força e fé.

  12. Aline

    Muito triste saber que nobres guerreiros ( homens e mulheres… mães… pais…irmãos….filhos…chefes de família..) foram duramente massacrados pela nossa “DEMOcracia”. Agora pergunto aos Direitos Humanos; como fica quem dependia dessa renda? Pq para os presos vocês vão atrás de justiça!!!!!!!

    “Gravatas e papéis
    Arquivos infiéis
    Transbordam a toa
    Como se a vida
    Aqui no meu Brasil Fosse muito da boa ( Quase não é )
    Cortes, boicotes
    Malotes roubados
    Nos botes dos cofres
    Debaixo da vista De brancos, pretos e pobres
    Inocente povo valente
    Guerreiro dos guetos
    Alimentam o seus descendentes
    Com muito pouco
    Mas muito pouco dinheiro”
    (banda Salvação.)

  13. Jamila Sperandio

    Força Coronel Foresti, a verdade sempre prevalece!

  14. Marcelo Azeredo

    Texto esclarecedor onde indica ao leitor, o povo capixaba; como é essa política, essa ingerência de pessoas que governam o Estado como negócio próprio onde decidem não pelo que a pessoa sabe, mas sim se está hábil a entrar no clã.
    Cel. Floresti.
    Cada um inicia tua estória, e o fim dela quem determina e Deus e não o homem.
    Fé, Força e Foco.
    Vá até o fim…

  15. Ademilson Marcolino

    Fui comandado por ele no e sempre foi a serenidade em pessoa, além de uma humildade incrível para com seus subordinados… Nunca o vi se exaltar com ninguém… Tem meu respeito e admiração como pessoa e profissional

  16. Vc é uma pessoa extremamente correta …a verdade sempre vence…

  17. Schirley

    Enquanto bandidos estao soltos, absurdo

  18. Cesar Agusto Campos

    Aquele que habita no esconderijo do altissimo à sombra do onipotente descansará direi do senhor ele é meu refugio e minha fortaleza.Coronel Foresti Deus está contigo e vai entrar com providencia,descança tão somente no senhor Jesus que sua vitória virá.Deus te guardou ate agora e vai continuar te protegendo.tenha fé meu querido.

  19. Lucas Coimbra

    Muita fé em Deus nesta hora coronel, sempre na caminhada muitas pedras no caminho, mas são com elas que adquirimos o nosso sucesso.

  20. Antonio vf

    Infelizmente essa é a realidade. Os bons pagam um preço alto para que os maus tenham vida mansa.

  21. I all the time used to read piece of writing
    in news papers but now as I am a user of internet thus from now
    I am using net for content, thanks to web.

  22. Simply desire to say your article is as amazing.
    The clarity in your submit is just excellent and that i can think you’re
    knowledgeable in this subject. Fine together with your permission allow me to grab your feed to keep updated with imminent post.

    Thank you a million and please keep up the rewarding work.

  23. What’s up, I log on to your blogs like every week.
    Your humoristic style is awesome, keep up the
    good work!

  24. whoah this weblog is magnificent i really like reading your posts.

    Stay up the great work! You understand, a lot of persons are searching around for this information, you can help them greatly.

  25. Quest bars cheap fitnesstipsnew1 quest bars cheap 516999410492780544 quest bars cheap
    An outstanding share! I’ve just forwarded this onto a coworker who had been doing a
    little research on this. And he actually bought me breakfast simply because I
    discovered it for him… lol. So let me reword this….
    Thank YOU for the meal!! But yeah, thanks for spending time to discuss this matter
    here on your web site. Quest bars cheap fitnesstipsnew1 quest bars cheap 516999410492780544 quest
    bars cheap

  26. Spot on with this write-up, I actually think this amazing site needs a
    great deal more attention. I’ll probably be returning to read through more, thanks for the information!

  27. These are truly fantastic ideas in on the topic of blogging.

    You have touched some pleasant points here. Any way keep up wrinting.

  28. Sling tv coupons and promo codes for november 2018
    First off I want to say fantastic blog! I had a quick question that I’d
    like to ask if you don’t mind. I was curious to find out how you
    center yourself and clear your thoughts prior to writing.
    I have had difficulty clearing my thoughts in getting my
    ideas out there. I truly do take pleasure in writing
    however it just seems like the first 10 to 15 minutes are generally wasted simply just trying to figure out how to begin. Any ideas or hints?
    Thanks! Sling tv coupons and promo codes for november 2018

  29. I do consider all the ideas you’ve presented in your post.
    They are very convincing and can certainly work. Nonetheless, the posts are
    very brief for starters. May you please extend them a bit from next time?
    Thanks for the post.

Deixe uma resposta