Política Nacional

Lula e sua primeira epístola aos tocantinenses!

Imagino que a restrição da liberdade seja uma das sensações mais devastadoras que possam existir. Trabalhei em presídio. Os testemunhos que ouvi dariam um livro. Mas outros domínios me arrastam, transpondo, assim, meu  campo de interesses. Não me toca escrever sobre a experiência carcerária de ninguém. O presídio é uma ante sala do inferno. Mas prefiro uma sociedade com presídios a uma sociedade que pratique suplício, conforme denuncia Michel Foucault em Vigiar e Punir. O aprisionamento de criminosos é uma evolução civilizatória, não um atraso!

É fato que homens que têm apreço pelo mundo das letras se sentem motivados a tornarem públicas suas experiências carcerárias. Graciliano Ramos, por exemplo, tornou-se eterno sobretudo por Vidas Secas, sua obra maior. Mas escreveu também Memórias do Cárcere, em que relata  sua triste experiência de prisioneiro político.  

Antonio Gramsci, o queridinho da esquerda perfumada, também escreveu seus Cadernos do Cárcere, quando esteve preso na Itália. Consta que José Dirceu também estaria escrevendo alguma coisa. Mas voltou ao cárcere. Talvez isso inspire um novo capítulo de uma obra de fim imprevisível. Palocci também deve escrever suas memórias. Aliás, o doutor Palocci sabe escrever muito bem. Seu livro Sobre Formigas e Cigarras é muito bem escrito.  

Lula, por sua vez, deve estar sofrendo mais que os seus cúmplices. Antes de se tornar o presidiário mais ilustre do sistema penitenciário brasileiro, Lula já havia declarado seu horror à leitura. Quem não lê também não escreve. Mas claro que nem todos que leem gostam de escrever. Assim, Lula vive o inferno duplo: a prisão sem a fuga mental que a leitura proporciona.

Apesar de tudo, o presidiário Lula segue tentando influenciar as decisões políticas brasileiras. Por ocasião da extemporânea eleição ao governo do Tocantins, Lula fez chegar aos brasileiros daquele próspero estado sua declaração de apoio à candidata Kátia Abreu (PDT). Dizem que foi Lula que escreveu. Vai saber. Nessa hipótese, A Primeira Epístola de Lula aos tocantinenses não surtiu efeito. Dizem que nem os fieis da igreja do Santo Lula em seus últimos dias obedeceram ao líder espiritual.

No final da disputa, Kátia ficou em quarto lugar. Apesar da Epístola de Lula, ela obteve somente 15,66% dos votos. Ela foi ministra da Agricultura do governo de Dilma, converteu-se ao lulismo depois de se notabilizar pela defesa do agronegócio. Não parece ter mudado de lado num bom momento. O agronegócio se expande, enquanto o lulismo testemunha a partida dos últimos fieis. Curitiba, que chegou a ser tratada como Meca da Seita Lulista, já não recebe tantos fieis. Parece que a fé não paga refeição.

Por fim, a condição de neo convertida a uma seita em extinção não  surtiu efeito. Isso é um prenúncio de que Lula está a caminho do esquecimento. As últimas ovelhas do rebanho de que um dia ele foi pastor incontestável já não o ouvem. Dos arredores da carceragem de Curitiba também não se ouve mais o som dos trios elétricos com seu “bom dia, presidente”, e a agenda dos governadores do Nordeste está tão complicada, que não sobra tempo para uma ida a Curitiba. Além disso, a Copa do mundo se aproxima. A fé petista parece que não move montanhas. Nem liberta seu líder! 

Mesmo os maiores postulantes do apoio do presidiário ilustre já fraquejam no entusiasmo. Sim, há um Brasil que segue absolutamente indiferente à prisão de Lula. E  há outro Brasil à espera da segunda epístola de Lula!

 

6 Comentários

  1. I think this is among the most significant info for me.
    And i am glad reading your article. But want to remark on some general things, The web site style is wonderful, the articles is really nice : D.
    Good job, cheers

  2. Pretty section of content. I just stumbled upon your website and in accession capital to assert that I get actually enjoyed account your blog posts.

    Any way I’ll be subscribing to your feeds and even I achievement you access consistently fast.

  3. Today, I went to the beach front with my children. I found a sea shell and gave it
    to my 4 year old daughter and said “You can hear the ocean if you put this to your ear.” She put the shell to her ear and screamed.
    There was a hermit crab inside and it pinched her ear.
    She never wants to go back! LoL I know this is completely off topic but I had to tell someone!

  4. I know this website gives quality depending posts and other data, is there any other website which
    presents these things in quality?

  5. This info is worth everyone’s attention. When can I
    find out more?

  6. I simply couldn’t go away your web site prior to suggesting that I actually
    enjoyed the standard information a person supply in your guests?
    Is going to be back frequently in order to investigate cross-check new
    posts

Deixe uma resposta