Política Nacional

O Poste do presidiário, o Presidiário, Mourão e o Brasil!

Se não houver um abalo sísmico político nos próximos dias, tudo indica que o segundo será disputado entre o poste do presidiário e o Homo Sapiens mais querido do Brasil. Ainda que haja foco de resistências aqui e ali, a polarização está dada. Noutros termos, será o Brasil contra o PT.

O Brasil terá uma oportunidade ímpar. Mas não será fácil. Com o PT não se brinca. O presidiário Lula continua influente. Da carceragem, onde “escreve” suas epístolas, o criminoso mais caro do país consegue transferir votos ao poste, sem luz, que o criminoso acha que vai iluminar o Brasil. Não vai!

Em uma de suas últimas cartas do cárcere, Lula mandou um recado ao General Mourão, por ocasião de uma fala incorreta do General. Disse o criminoso:

“General Mourão, não julgue avós e mães pobres pelo seu conceito medíocre sobre a espécie humana. Se o senhor já pensava assim não deveria ter chegado a general e muito menos querer ser vice-presidente. Eu e sete irmãos fomos criados por uma mulher analfabeta chamada Dona Lindu e duvido que exista alguém na sociedade brasileira que educou os filhos melhor do que ela. Pode ter igual, melhor nunca. General, um conselho, faça um curso sobre o Humanismo.”
Lula, Direto da Carceragem da Polícia Federal, Curitiba, Brasil

Observa-se que, ainda que não saiba, o presidiário mais caro do Brasil corrobora a parte errada da tese do General Mourão. Afinal, se Dona Lindu ensinou tantas coisas boas ao filho, e ele se tornou um larápio de marca maior, não há exagero em supor que os esforços de Dona Lindu não foram suficientes. Nessa perspectiva, talvez um pai de verdade pudesse ter complementado aquilo que os esforços de Dona Lindu lamentavelmente não puderam garantir.

Percebe-se sem esforços sintáticos ou semânticos que o único quesito em que Lula consegue ser equiparado ao General é quando o General elabora frases erradas sobre o diagnóstico consagrado segundo o qual filhos criados por pais e mães que cumprem bem suas funções têm menos chance de se envolver em ilícitos.

Isso não nega os esforços bem sucedidos de mães que cumprem a dupla função, por isso mesmo carinhosamente às vezes são chamadas de “pães”. Embora de forma rara, existem também casos em que pais exercem a dupla função.

Eis a fala transformada em escândalo, proferida por Mourão:

“Família sempre foi o núcleo central. A partir do momento que a família é dissociada, surgem os problemas sociais que estamos vivendo e atacam eminentemente nas áreas carentes, onde não há pai nem avô, é mãe e avó. E por isso torna-se realmente uma fábrica de elementos desajustados e que tendem a ingressar em narco-quadrilhas que afetam nosso país”.

A fala de Mourão é carregada de equívocos. Porque ele foi generalista, simplista e preconceituoso. Mas se alguém tiver a intenção de desmoralizar o General por sua fala, sugiro uma visita a uma unidade de internação de jovens e adolescentes do Espírito Santo. Aproveite e ouça os “jovens negros da periferia” que lá se encontram por prática de ato infracional. Pergunte a eles quantos viviam com pai e mãe antes de se envolverem em ilícitos. Com base nas minhas sondagens, extraídas do cotidiano profissional, garanto que menos de trinta por cento tinham em casa uma referência paterna e materna a lhes ensinarem os caminhos pelos quais caminhar.

Sugiro outro exercício igualmente simples: vá a uma sala de aula do curso de medicina da UFES e pergunte quantos alunos da sala vivem (ou viveram) com pai e mãe no mesmo lar. Se o resultado for inferior a oitenta por cento, eu nunca mais escreverei nada na minha vida. Eu já fiz esse exercício também.

Sugiro ainda a leitura do capítulo “onde foram parar todos os criminosos”, do fantástico livro Freakonomics, de Steven D. Levitt e Stephen j. Dubner. Há ali uma reflexão descolada da moral. E a partir dela se avalia o tema aborto e redução da criminalidade. Há um ponto de intersecção entre os problemas.

Assim sendo, a fala do General tem seus equívocos. Não há dúvidas. Mas uma das últimas pessoas do mundo com credenciais para admoestá-lo é justamente o presidiário Lula, cuja trajetória criminosa apenas confirma a parte errada da tese do General. Lula, infelizmente, foi abandonado pelo pai!  

6 Comentários

  1. Hiya very cool website!! Guy .. Beautiful .. Superb
    .. I’ll bookmark your site and take the feeds additionally?
    I’m happy to search out a lot of useful information right here
    in the publish, we need develop extra strategies on this regard, thank you for sharing.

    . . . . .

  2. If you desire to increase your knowledge simply keep visiting this web site and be updated with the latest
    information posted here.

  3. Yes! Finally someone writes about Health Benefits of Coconut Oil.

  4. I know this website offers quality dependent content and additional
    information, is there any other web site which
    provides these information in quality?

Deixe uma resposta