Segurança Pública

A PM capixaba tem o Pior salário do Brasil, mas tem o Máximo de dedicação!

Ao longo do último sábado (05), como sempre, policiais militares do Espírito Santo cumpriram suas obrigações em diferentes áreas de atuação.  Por isso mesmo se faz necessário pontuar algumas dessas áreas. Merecem reconhecimento pelo empenho diariamente demonstrado os policiais da administração, sem os quais a vida organizacional da instituição não pulsa. De igual forma, merecem cumprimentos os nobres policiais dos cartórios, do serviço de inteligência, das bikes, do policiamento a pé. Merecem cumprimentos carinhosamente respeitosos os policiais da Diretoria de Saúde (HPM), muitas vezes injustamente avaliados.  Sim, todos que trabalham e fazem suas respectivas partes.

Mas, na 14ª Ind da PMES, no último sábado, uma dupla de policiais, cuja foto acompanha o texto, trabalhou além do considerado normal em 12 horas de serviço.

Os soldados Máximo (à esquerda) e Wexlei, que trabalham na chamada RO-REFORÇO. Em 12 horas, a guarnição deteve cinco criminosos. Não é um feito banal. Não é um feito qualquer. Sobretudo, porque entre os criminosos detidos havia traficantes e um indivíduo que acabara de efetuar disparo em via pública.

Resta evidente que, apesar de serem os policiais militares mais mal pagos do Brasil, os policiais capixabas estão certos de que a população capixaba merece o melhor de cada um deles. Alguns não resistem, razão pela qual pedem para sair; outros vão à luta, dão o máximo de si. E esperam outubro chegar para fazerem o acerto de contas democráticas.

É assim que deve ser na democracia: eleva-se permanentemente a grandeza do voto. A sociedade capixaba saberá reconhecer o esforço da PMES, elegendo quem coloca a segurança pública em primeiro plano.

Por fim, os policiais militares supracitados receberam um pedido de elogio, já encaminhado ao Comandante da 14ª Cia, cujo conteúdo é o que segue.  

 

                                                      PEDIDO DE ELOGIO!


Senhor Comandante da 14ª Cia Ind,

Este CPU vem respeitosamente solicitar elogio operacional à guarnição da viatura 4084 (Sd’s Máximo e Wexlei), da RO – REFORÇO do 1º Pel, nos termos que a seguir passa cuidadosamente a narrar:

Em 12 horas de serviço, a guarnição incansavelmente deu todas as demonstrações de comprometimento que são esperadas de profissionais da área de segurança pública. 

No período em questão a guarnição realizou a condução de cinco criminosos à 3ª Regional, SEMPRE com rigorosa observância daquilo que preceituam tanto o RDME quanto os Códigos de Conduta dos Funcionários Encarregados de Aplicação da Lei, fato que se pode comprovar, entre outros, na cuidadosa forma de narrar em Boletim Unificado os fatos justificadores das conduções. Sim, numa única escala de serviço, a guarnição deteve delinquentes de diferentes matizes criminosas, ou seja, detenção por tráfico de entorpecentes, porte de entorpecente e, por fim, um por porte ilegal de arma de fogo, cujo criminoso acabara de efetuar disparo em via pública, expondo a riscos inúmeros populares que por distintas razões frequentam os espaços públicos do Bairro Feu Rosa – Serra.

Felizmente, a guarnição, que estava atenta ao rádio e em cuidadoso patrulhamento preventivo, conseguiu deter o indivíduo rapidamente, evitando, provavelmente, um desenlace mais trágico, caso o criminoso se mantivesse em liberdade. Destaque-se ainda que o absurdo comprometimento dos dois militares da guarnição não se limita ao dia de hoje, fato que se comprova em rápida consulta às ocorrências por eles atendidas.

Acrescente-se ainda que a guarnição em quase todos os serviços ultrapassa a carga horária. Mesmo assim, nem faz questão de solicitar inclusão, em banco de horas, do tempo eventualmente ultrapassado. Fato que, ao juízo deste CPU, revela um apreço diferenciado pela missão que abraçaram quando decidiram ingressar nesta honrosa e centenária instituição. Observe-se ainda que os militares em questão, apesar de estarem na Polícia Militar mais mal paga do Brasil, em nenhum momento transformaram o baixíssimo salário em subterfúgio capaz de desviá-los da missão que aprenderam a cumprir com denodo.Assim sendo, e certo de que esta singela demonstração de respeito constitui um dos poucos estímulos possíveis nos dias de hoje, este CPU pede DEFERIMENTO ao pleito aqui apresentado.  

2 Comentários

  1. Wow that was unusual. I just wrote an extremely long comment
    but after I clicked submit my comment didn’t appear.
    Grrrr… well I’m not writing all that over again. Anyhow,
    just wanted to say excellent blog!

  2. After going over a handful of the blog articles on your website, I truly appreciate your way of blogging.
    I book-marked it to my bookmark site list and will be checking back in the near future.
    Please visit my web site as well and tell me how you feel.

Deixe uma resposta