Política do Espírito Santo

Quem será o vice de Casagrande?

Este modesto observador partilha da ideia segundo a qual Paulo Hartung será derrotado na tentativa de reeleição. Será numa disputa duríssima no segundo turno. Mas a oposição ganha musculatura.

Havia dúvidas quanto à decisão de PH ser candidato ou não. Mas o jogo hartunguiano já não engana nem os neurônios solitários que habitam algumas mentes de vários dos que lhe prestam vassalagem. Refiro-me aos lacaios. Porque PH é cercado de gente muito inteligente.

Sim, ele será candidato. Joga com o tempo para tentar surpreender os adversários. Mas o método está tão desgastado quanto o governo.

Por enquanto, dois adversários se apresentam para a disputa. Rose de Freitas e Casagrande. Rose de Freitas, em que pese sua força no interior do estado, parece que está vivendo na Suíça, um lugar em que o debate não nasce das grandes contradições da vida cotidiana. Se o governo de PH está ótimo, bom é que ele continue. Sua excelência, a vontade da maioria, dirá! Agora, se alguém deseja substituí-lo, é preciso dizer o que deseja fazer num eventual governo. O período eleitoral ainda não chegou. Mas Rose se apresenta, por enquanto, como um minifúndio político improdutivo.

Casagrande caminha na direção oposta. Fez um golaço ao conseguir levar para o seu PSB o deputado Sérgio Majeski. Sim, Majeski tem tudo para conseguir uma das duas vagas ao Senado Federal. Reduzem-se as evidências de que o garçom de cadáveres vá mesmo disputar uma das vagas.

O presidente da Assembleia Legislativa, que é do partido do garçom, concedeu uma entrevista ao Site Século Diário. Ao ser questionado por Rogério Medeiros sobre a candidatura de Amaro Neto, percebi que o entusiasmo do presidente sobre a eventual candidatura de seu correligionário ao Senado pertence ao passado.

Não consegui chegar ao fim da entrevista: em menos de um minuto o nobre parlamentar Erick Musso lascou três vezes um “Seje”. Jesus! Theodorico Ferraço ao menos respeita a gramática. Alguém, pelo amor de Deus, ensine ao presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo que o futuro do subjuntivo do verbo SER é: “que ele SEJA”! Erick Musso disse que a educação no governo Paulo Hartung está ótima. Sim, o deputado exemplifica bem!

VOLTO!

Casagrande deve se cercar de todos os cuidados. Um deles é a escolha de um bom vice. É sabido que o interior do estado é sempre um desafio maior para quem deseja derrotar quem está com a força da máquina.  Nesse sentido, ouvi que o deputado Da Vitória (PPS) está sendo cotado para vice. Nada sei sobre a capacidade de formulação do deputado. Nunca lhe dirigi a palavra. Mas percebo que bobo não parece ser.

Com domicílio em Colatina, e com forte entrada num dos setores mais refratários ao governo de PH, o deputado colatinense poderia cumprir um duplo papel, fortalecer candidatura de Casagrande na Região Norte (Noroeste) do estado e ainda ser um interlocutor político junto à Polícia Militar.

Evidente que isso teria rebatimentos na expectativa de votos para a coligação na qual o PPS estiver. Entretanto, pode ainda ampliar a margem de segurança para a eleição de Luiz Paulo, cuja derrota poderia condená-lo ao esquecimento.

Portanto, a movimentação está apenas começando. Mas quem viu certa entrevista de Paulo Hartung durante a greve dos caminhoneiros percebeu que a temperança ficou no passado. Diante das Câmeras chamou o secretário de Fazenda, Bruno Funchal, de “preguiçoso”. Vergonha alheia!

Sim, são evidências de que o pleito será duro para Hartung. Ele larga como favorito. Mas, embora Casagrande não SEJA nenhuma Brastemp, parece que o ex-governador agora aprendeu como se joga com PH!  

4 Comentários

  1. Greetings! Very helpful advice within this article! It’s the little changes that will make the
    most significant changes. Many thanks for sharing!

  2. Amazing! Its truly remarkable piece of writing, I have got much clear idea on the topic of from this paragraph.

  3. Awesome blog! Do you have any recommendations for aspiring writers?
    I’m hoping to start my own site soon but I’m a little lost on everything.
    Would you recommend starting with a free platform like WordPress or go for a paid option? There are so many choices out there that I’m completely confused ..
    Any ideas? Appreciate it!

  4. Hi my loved one! I wish to say that this post is
    awesome, nice written and include almost all significant
    infos. I would like to look extra posts like
    this .

Deixe uma resposta