Perfil de Policial

Subtenente Braga, a trajetória de um líder!

A Polícia militar é uma instituição multifacetada. É um ambiente em que as habilidades são diluídas entre os diversos perfis policiais. Assim, existem os mais operacionais, os de perfil mais administrativo, além dos irrecuperáveis muxibas, que são ruins em qualquer lugar em que estiverem.

Difícil mesmo na PM é encontrar algum profissional que seja capaz de caminhar com habilidade ímpar pelos mundos operacional e administrativo. O agora subtenente Braga consegue essa proeza. Acrescente-se a isso o fato de também ser uma referência em Processo Administrativo – PAD -, o que faz dele um conceituado professor da disciplina. Ele é professor do Padrão Concursos.

Mas, além de tudo isso, há uma outra dimensão em que se pode situar o perfil do militar em questão. Trata-se de um líder. Sua trajetória no 6º Batalhão lhe permitiu estabelecer laços de lealdade e confiança raros.

Se um policial militar da unidade tiver dúvida sobre como proceder numa ocorrência, e por isso buscar um aconselhamento técnico totalmente confiável, a chance de o telefone do subtenente Braga tocar é absurda. Sim, o mundo de quem trabalha na rua não é compreendido facilmente por quem prefere o ar condicionado. Às vezes a distância entre o erro e o acerto é tênue. O conselho confiável faz toda diferença!

Braga conhece a rua, conhece os modus operandi dos criminosos. E por conhecer tão bem, ajudou a garantir o êxito em inúmeras ocorrências de que participou na cidade.  

Um olhar em retrospecto sobre a trajetória do subtenente indica que a principal razão de ele ser militar é mesmo a vocação.

Nascido no Rio de Janeiro. Braga viveu lá até os 13 anos. Jogava bola no Clube do Bangu, sonhava em ser jogador de futebol. Segundo ele, “por cargas da vida perdi meu pai ainda bem novo. Foi quando minha mãe decidiu vir para o ES. Aqui fiz Senai e Escola Técnica em eletrotécnica”.

Braga segue: “entrei na Marinha do Brasil aos 18 anos, fiquei até os 20, quando perdi minha mãe, que foi vítima de um acidente automobilístico. Interrompi o sonho de ser militar, mas não desisti dele. Ano seguinte com 21 anos fiz a prova da PMES, fui bem sucedido, usei a matemática como guia para o sucesso, pois com a base no CEFETES (atual IFES) acertei toda a prova de exatas”.

Braga ingressou na PMES no dia 19 de agosto de 1996, como soldado. Fez concurso interno para Cabo e a Sargento. No dia 25 de agosto de 2018 foi promovido a subtenente.

O Subtenente Braga possui inacreditáveis 80 elogios operacionais na ficha, além de inúmeras prisões bem sucedidas. O subtenente Braga declara algo que quem o conhece pode testemunhar:

– “busquei nos estudos o alicerce para caminhar e acalmar a saudade dos meus pais. Formei-me em Direito, fiz pós graduação em Processo Penal e Penal, especializei-me em Legislação da PMES”.

Sim, o Subtenente Braga é muito admirado e respeitado por todos que o conhecem na PMES. Mas, isso nada valeria se ele não fosse o orgulho da família e de seu rebento, o pequeno Calebe. Eis, pois, o exemplo de um líder completo.  

Por fim, há uma frase de Jean Paul Sartre que talvez resuma bem a trajetória do ilustre policial. Disse o pensador francês que “o importante não é o que fazemos de nós, mas o que nós fazemos daquilo que fazem de nós“. 

A vida, com seus inevitáveis labirintos, atalhos e dores, fez de Braga um policial. E o Braga fez do policial um exemplo, que arrasta admiradores por onde ele passa!

 

 

12 Comentários

  1. Tiago Gyrão

    Parabéns Professor Maurício, ST Braga realmente é um líder, todos o respeitam e o admiram, creio que raramente ele precise usar do posto que ocupa para conseguir algo. Quero reforçar ainda mais um dos pontos que o Sr colocou a respeito do nosso amigo. ST Braga tem um trato com seus colegas de trabalho de forma impar, geralmente quando um militar está em uma ocorrência mais complexa que necessita da supervisão de um superior ele não hesita em ajudar mesmo que de folga, isso não tem preço, principalmente pros mais recrutas como eu. Não bastasse isso ele na folga também procura ajudar os militares em guerras da vida particular. Realmente vejo nele um exemplo e não o deixaremos em paz, o queremos patrulhando ao nosso lado e também ajudando trâmites administrativos. Sub Braga o Sr é 10.

  2. Jaésio Brison

    Parabéns meu amigo Braga, merecidamente a promoção, que possa continuar sempre essa pessoa prestativa e humilde que sempre foi.

  3. Leôni Marcos Masculino Costa

    Tive o imenso prazer de conhecer o Sub Braga, e falo de coração, o Braga sobra na Polícia, uma frase em que os militares irão identificar na essência é: ” Braga é 5.5″, traduzindo para os leigos é: o cara é bom em tudo que ele faz.
    Braga é aquele tipo de pessoa que a gente se apaixona no primeiro contato.

  4. Jean Soares

    Faço das minhas as palavras escritas por todos. Braga é um excelente profissional, um grande amigo, sempre disposto a ajudar, um ótimo vizinho, fazendo com que todos ao redor se sintam seguros. É um prazer enorme tê-lo como amigo. Que Deus continue iluminando os seus caminhos!!! Irá alcançar voos mais longos.

  5. SAMIRA FURTADO BARROS

    Realmente, pude conhecer o Sub Braga recentemente, numa aula do Curso padrão e concordo com o Sgt Maurício, autor desse texto. Pessoa incrível, disposta a ajudar e leal. Que Deus o abençoe!

  6. Bragança

    Merecida homenagem. Profissional valoroso!!

  7. Fabiano Metzker

    Subtenente Braga realmente é um profissional diferenciado, um líder nato, um agregador. Tive a oportunidade de trabalhar com ele no GAO e o cara é sagaz .
    Maurício homenagem mais que merecida!!!!

  8. Dione De Nadai

    Foi meu aluno no CFSd/96.
    O tempo o fez Policial Militar de estirpe e amigo pessoal.
    Ao meu amigo, toda felicidade e compensação, pela honrosa promoção a general das praças. Precisamos marcar para comemorar, no Alçapão, Cerveja, Petiscos e Cia.

  9. Marcos Barbosa pc

    O Sr Braga e um amigo e excelente policial e merecedor dessa promoção e q venha mais , o comandante Braga e operacional e duro no combate à violência e na marginalidade q assola nosso estado ,professor não só de direito mas tb daqueles seus amigos e colegas q chegam até ele por diversos motivo e não ficam sem a exata resposta , bem o Braga e o Braga e q vc comandante continua sendo essa pessoa bacana q vc e a polícia militar a nossa brisa pm tb tem orgulho de ter vc como policial e no mais continua lutando por seus ideais

  10. André Oliveira

    Além de todo esse profissionalismo, é um super amigo, um servo de Deus e um cara muito família.
    É uma alegria tê-lo como amigo.

  11. Vanda schultz

    Parabéns Braga
    O seu trabalho e de grande importância pra comunidade
    Vc tem amor aos humanos

  12. I all the time used to read post in news papers
    but now as I am a user of net thus from now I am using net
    for content, thanks to web.

Deixe uma resposta