Segurança Pública

Um Comandante que sabe comandar!

O novo Comandante da PMES, Coronel Barreto, já ganhou um post neste Blog. Foi, naquela oportunidade, chamado aqui de pacificador, o que vai se revelar ao longo de sua trajetória. Mas este blogueiro fazia tal declaração a partir do que já sabia sobre o comprometimento e consciência pública do respeitável coronel.

Novas razões surgem para que se ratifiquem os elogios atribuídos ao Coronel Barreto.  No último final de semana, em Guarapari, o Comandante acompanhou o policiamento ostensivo e, em determinado momento, integrou tal modalidade de policiamento, posando para foto (à esquerda) ao lado de um aluno sargento, que estava escalado de serviço no balneário.  

Um interpretação torta poderia sugerir algum tipo de populismo no gesto do coronel. Entretanto, quem conhece sua discrição sabe que o gesto é espontâneo e simbólico. 

Sim, o gesto é simbólico e diz muito, porque há pouco tempo praças eram chamadas de “peças”, numa linguagem que juntava preconceito e arrogância. Agora, simbolicamente são apresentadas como a base que mantém de pé um centenário edifício institucional, que requer mudanças, mas para quais o respeito é indispensável – uma das mudanças mais exigidas é um encurtamento do curso CHS, cuja longevidade é questionada por todos.   Parabéns, Coronel!      

Leave a Reply