Na manhã dessa sexta-feira, 17 de fevereiro, foi inaugurada a Escola de Ensino Médio Vila Nova de Colares, no Bairro homônimo, na Serra. Não! Aqui não é uma notícia, ajustada ao formato de “lead”. Meus amigos comunicólogos, jornalistas e publicitários, por dever de ofício, sabem o que é isso.

Defino “lead” de outra forma. Como um enquadramento horroroso, feito para castrar o talento e facilitar a vida de quem se pretende, vamos chamar assim, profissional do texto, a despeito de não possuir inclinação e disciplina para tal. Escrever é como caminhar. É caminhando que faz o caminho. É escrevendo (e lendo) que se faz o texto. Ponto.

Bom! O que interessa sobre a solenidade é falar do Professor Klinger Barbosa, Secretário de Educação do Espírito Santo. Noutro post, sobre prisões e escolas, falei da competência já comprovada de Ângelo Roncalli, Secretário de Justiça. Ele, já há algum tempo, está na mira de milantes pré-Direitos Humanos. O movimento pré-Direitos Humanos tem um nome para substituir Ângelo Roncalli. Trata-se de Perly Cipriano. Sim! Aquele da Cartilha… 

Do atual secretário de educação, Klinger Barbosa, contudo, não havia falado.

Acho que um homem competente corre risco de não desenvolver um bom trabalho, dado o grau de rasteiras e falsidades existentes na vida pública brasileira. Mas a competência é condição indispensável, aliada à consciência pública, para um bom trabalho, sobretudo numa área calamitosa como a educação.

Não conheço livros escritos pelo professor Klinger Barbosa (nem sei se ele os escreveu). Também não me recordo de ter lido sequer um artigo dele discorrendo sobre a educação pública do Espírito Santo. Conheço apenas seu admirável curriculo.

Mas, ouvindo o secretário, não tive dúvidas. Trata-se de um homem com clareza sobre os desafios diante dos quais se encontra a educação brasileira. Trata-se de um homem de visão, leituras e sonhos. É a prova de que um governo, mesmo ruim como atual, pode ter secretários diferenciados. E o professor klinger Barbosa é um deles.

Por Maurício Reis de Sousa